Top 10: Grandes Atores Negros

Não só de Will Smith, Jamie Foxx e Denzel Washington vive o cinema Hollywoodiano. Existem vários atoresnegros no cinema norte americano, mas muitos deles não conseguem o status dos grandes astros citados acima. Ao contrário dos atores brancos que de estrela tem uma boa quantidade. Mas se pensarmos em nossos grandes filmes já vistos, podemos ter a certeza que aparecem muitos atores negros, com atuações maravilhosas e que só têm a orgulhar toda a sua raça. Abaixo citamos alguns nomes. Comentem abaixo se concordam ou sugiram outros nomes:
Will Smith


Will-Smith
Quem diria que aquele meninão desengonçado que fazia um rap bem mais ou menos e ficou conhecido no seriado“Um Maluco no Pedaço” se transformaria num excepcional ator. Suas interpretações em Ali e À Procura da Felicidade quem o digam. Além de outros filmes marcantes como MIB – Os Homens de Preto, Hitch – Conselheiro Amoroso, Eu Sou a Lenda e Hancock.

Forest Whitaker


forest_whitaker
O ator começou a carreira no cult “Picardias Estudantis” de 1982 e chegou ao ápice da carreira, em uma bela atuação (que valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator), de O Último Rei da Escócia. Seu olho estilo Amaral (aquele ex jogador do Palmeiras feio pra caramba, lembra?) também é marcante. Entre outros filmes podemos citarO Quarto do Pânico, Ponto de Vista e O Efeito da Fúria.

Denzel Washington


denzel-washington
Da nova geração (agora nem tanto) é, disparado, um dos melhores atores. Capaz de grandes interpretações nos mais diversos papéis. Já foi policial, vilão, bandido, mocinho, tetraplégico, galã… Tudo com a maior classe e firmeza. Vale a pena curtir Filadélfia, O Colecionador de Ossos, The Hurricane, Dia de Treinamento, Déjà Vu e O Livro de Eli. 

Eddie Murphy


Eddie_Murphy
Um dos melhores comediantes da história do cinema mundial. Um Midas do humor. Cada filme que Eddie Murphy põe sua cara é sucesso! Em especial a inesquecível saga “Um Tira da Pesada”. Além de ator, ele canta, dança e faz dublagens em filmes de animação. Ultimamente seus filmes tem sido de fracos a razoáveis, mas não podemos esquecer de algumas pérolas como 48 horas, O Rapto do Menino Dourado, Um Príncipe em Nova York, O Professor Aloprado e Dr. Dolittle, além de ser a voz por trás do Burrinho do Shrek.

Jamie Foxx


Jamie-Foxx
Outro grande ator de muito talento que demorou a conquistar um maior espaço em Hollywood, porém quando alcançou… A interpretação de “Ray Charles” foi uma das melhores já feita sobre artistas até hoje. Tão boa, tão boa que lhe valeu o Oscar de melhor ator. Mas se quiser acompanhá-lo em outros filmes indicamos Colateral, Miami Vice, O Solista, Código de Conduta, Idas e Vindas do Amor e Quero Matar Meu Chefe.

Wesley Snipes


Wesley-Snipes
Primeiro ator negro a ficar famoso fazendo filmes de ação. Seu visual peculiar e sua cara de bravo o ajudaram a estrelar muitos filmes de ação e comédia. Para quem gosta desse gênero citamos Passageiro 57, Homens Brancos Não Sabem Enterrar, O Demolidor, Assalto Sobre Trilhos, Por Uma Noite Apenas e a trilogia Blade.

Samuel L. Jackson


Samuel-L.-Jackson
Um ator de grande talento. Versátil e de atuações firmes (como em Duro de matar 3 e Corpo fechado), contudo seu Jules Winnfield (Pulp Fiction) é sensacional e inesquecível! Um grande filme e uma grande interpretação. Outros bons filmes de Jackson são Tempo de Matar, O Beijo da Morte, Star Wars (Episódio 1,2,3), The Spirit, Jumper, Homem de Ferro e os Vingadores.

Laurence Fishburne


laurence-fishburne
Teve a sorte de participar de um dos filmes mais inovadores do cinema mundial Matrix. Não bastante atualmente é o “chefe” da turma do CSI Las Vegas um dos programas mais assistidos no mundo. Muito talentoso, está a mais de 30 anos atuando no cinema e TV. Entre outras atuações citamos Sobre Meninos e Lobos, Quebrando a Banca, Predadores e Contágio.

Djimon Hounsou


Djimon-Hounsou
Ex-modelo beniense, também dançarino, este ator teve seu primeiro destaque no filme de Steven Spillberg. Todos se lembram do africano escravizado Cinqué que lidera a revolta aos brancos no navio Amistad que dá nome ao filme. Desde então não parou ganhando destaque com Juba em Gladiador, Terra dos Sonhos, Diamante de Sangue, A Ilha, Heróis. Também já fez clips com Madonna e Janet Jackson. Hounsou marca sempre os filmes que participa com sua figura e atuação fortes.

Morgan Freeman


morgan_freeman
O melhor ator negro e, se bobear, o melhor ator de todas as raças, credos e nacionalidades. Capaz de emocionar só com um olhar. Sua interpretação em “Um Sonho de liberdade” foi marcante e, ultimamente, suas dobradinhas com o diretor e parceiro Clint Eastwood tem sido marcantes. Morgan Freeman é o número 1! Além desses filmes citados lembramos também outros ótimos filmes como Meu Mestre-Minha Vida, Conduzindo Miss Daisy, Os Imperdoáveis, Seven – Os Sete Crimes Capitais, Impacto Profundo, Todo Poderoso (I e II), Menina de Ouro, Invictus e Batman (a última Trilogia).

Obs.: Menções honrosas a Sidney Poitier primeiro ator negro a fazer sucesso nos EUA, a Cuba Gooding Jr. um dos melhores da nova geração também e a outros caras muito bons como Marlon Wayans (As branquelas),Michael Clark Duncan (o eterno John Cofe de A Espera de um Milagre) e Danny Glover (parceiro de Mel Gibson em Máquina Mortífera).,



Adaptado de: Outros 300
Obrigado pelo seu comentário