10 Curiosidades Sobre a Legião Urbana


O filme “Somos Tão Jovens” entra em cartaz em 03/05. O longa biográfico conta a história de Renato Russo mostrando suas inquietações e mudanças e também o surgimento da banda Legião Urbana.

A história se passa em Brasília dos anos 70 e 80, onde os “filhos da revolução” criaram bandas de rock brasileiro. Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, o longa expressa a energia da “geração coca-cola”.

legiao-urbana-9

Em homenagem, separamos 10 curiosidades sobre Renato e a banda, confere aí:

1 – A banda foi formada em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, grupo punk, e parte desse grupo formou o Capital Inicial, influenciando também a Legião Urbana.

2 – Renato Manfredini Júnior inspirou-se nos filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel, e também no cineasta Ken Russel para escolher seu nome artístico: Renato Russo.

3 – Aos 15 anos, Renato sofreu de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos das pernas. A doença durou dois anos e neste período Renato estudou e leu muito. Em 1977, Renato passou direto no vestibular para jornalismo.

4 – Depois de um show muito conturbado onde houve pancadaria e muitos feridos, Renato prometeu nunca mais fazer um show em Brasília, e foi o que aconteceu. Alguns fãs colocaram frases nos muros da cidade “Legião, não volte mais!” e não voltou mesmo.

renato-russo

5 – Em quase todas as capas de álbum da banda aparece a frase “Urbana Legio omnia vincit” (Legião Urbana a tudo vence, em latim), uma adaptação feita por Russo do mote “Romana legio omnia vincit” (Legião romana a tudo vence).

6 – Em 1990, durante show no Pacaembu em São Paulo, Renato ironizou a banda “Inimigos do Rei” que havia comentado em uma entrevista que a música deles (Uma Barata Chamada Kafka) era tão importante quanto “Pais e Filhos”, e Renato Russo disse no show: “Essa música é dedicada a todas as pessoas que acham que barata é mais importante que a pessoa que a gente ama”.

7 – Eduardo e Mônica eram amigos de Renato na época que ele fez a música, claramente baseada no romance desse casal. “E a nossa amizade dá saudade no verão…”

8 – Paralelamente à sua carreira com o Legião, Renato Russo gravou três discos solo: The Stonewall Celebration Concert (1993), Equilíbrio Distante (1995) e O Último Solo (1997).

9 – Antes de se dedicar à música, Renato Russo era professor de inglês e estudante de jornalismo, como já comentado. Ele chegou a trabalhar como repórter no programa de rádio Jornal da Feira, do ministério da Agricultura.

legiao-urbana-8

10 – Amigos de Renato disseram que ele tentou cometer suicídio três vezes (1984, 1989 e 1992). Ele morreu em 1996 e pediu para ser cremado. A causa da morte foram complicações pulmonares e renais decorrentes da AIDS.

Abaixo veja o trailer do filme que entra em cartaz nesse final de semana, vale a pena conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas