Porque shows internacionais são tão caros no Brasil?


RockinRio
Em tempos de Lollapalooza, venda de ingressos pro Rock In Rio, entre outros shows internacionais que vêm acontecendo no Brasil com frequência venho me perguntando, porque os shows aqui são tão caros?
Shows internacionais e festivais se tornaram um grande negócio no Brasil, somos o país que paga os mais altos cachês do mundo chegando até 2 milhões por um show, não é atoa que o Eike Batista comprou 50% da marca Rock In Rio. Mas andei pesquisando e fiquei impressionado com uma série de fatores que fazem os valores dos ingressos serem realmente exorbitantes como camarotes no show do Paul McCartney que custavam R$ 760,00 e em shows na Europa eram vendidos pelo equivalente a menos de R$ 250,00.
Alguns fatores:
- Crise econômica de alguns países reduzindo a demanda por shows.
- Impostos, Brasil é o único país do mundo onde paga imposto sobre o cachê pago por um artista.
- Com a internet e a pirataria a principal fonte de renda dos artistas são os shows ao vivo e não mais a venda de CD’s
- Meia entrada é bom e ruim ao mesmo tempo, apesar de deixar o ingresso mais barato, estima-se que em alguns festivais 80% dos ingressos sejam comprados por metade do valor, sendo assim os ingressos cheios estão cada vez mais caros.
- Ganância de empresários.
- Lei de oferta e demanda, não importa se o ingresso for cada vez mais caro, sempre vai ter alguém querendo comprar.
Coldplay - HD Rock in Rio 2011 Full Concert 720p - YouTube.MP4_000191024
Chris Martin vocalista do Coldplay no Rock In Rio 2011
Nosso país é o único onde o cachê de uma banda é paga quase que 70% com verba de patrocinadores e os outros 30% com arrecadação por ingressos e ainda assim os preços estão cada vez maiores, a Heineken patrocina o Rock In Rio, o SWU e o Lollapalooza além de outros festivais internacionais como o Coachella, eles não estão preocupados em esgotar os ingressos. Leia mais aqui.
Maiores Festivais do Mundo
A grande diferença é que tanto na Europa como nos Estados Unidos os festivais na maiora das vezes são menos dias concentrando as bandas principais não forçando o público a comprar vários ingressos, o Coachella maior festival Americano é de 4 dias em quanto o Glastonbury maior festival Europeu é de apenas 3, o nosso Rock In Rio são 7 dias.
Outra curiosidade é que na Europa normalmente as bandas são as mesmas que tocam em 2 festivais no mesmo final de semana, como no Reading – Leeds Festival que acontece na Inglaterra e no T in The Park na Escócia e o Oxegen na Irlanda. Ainda temos o PinkPop, Isle Of Wight, Rock Am Ring, Big Day, Vans Warped Tour e por aí vai.

Comentários

  1. Tem também o fator que na Europa e Eua, as turnês passam por várias e várias cidades, e dá pra todo mundo ir. Aqui são só uns 3 shows para o país inteiro! Ou seja, ficam todos desesperados por um ingresso e assim pagam o que for, mesmo sendo absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Simples... é pq tudo é vendido mais caro no Brasil..eletrônicos e automóveis que o digam u.u

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas